13/03/2014

A MENTIRA DE AMOR



   Desculpem-me, mas eu não acredito no amor Eros (entre um homem e uma mulher), e nunca vou acreditar; porque é uma grande mentira, simplesmente, um ópio para toda humanidade. Quando tentei acreditar, acabei deparando-me com o que costumo chamar de “decepção” ou “tapa na cara”, por algumas vezes. E tem sido assim. Não acredito no amor, não acredito nos que dizem  amar os seus namorados, maridos , noivos, amantes . 

   As pessoas não gostam de você pelo o que você é, elas gostam pelo o que você pode oferecer a elas. Costumam chamar de “desilusão” quando descobrem que o que queriam, você não pode dar ,e  descartam você tal qual objetos obsoletos . Então, pergunto a mim mesmo: o que move o mundo? O desejo de parecer ou o desejo de ter? Indago-me algumas vezes, percebo que sou incapaz de compreender. Não cheguei a esta conclusão pelas minhas experiências, e sim ao observar meus amigos e familiares que insistem em acreditar nessa bobagem, e vivem se machucando , traindo e sendo traídos.

   Sabe quando a gente passa numa loja , vê uma camisa e a quer comprar a todo custo, e depois de usá- la algumas vezes, perde a graça. É a mesma coisa que as pessoas fazem com você . Até  conquistarem seu coração , se tornam as melhores pessoas do mundo , depois lhe tratam como se fosse uma roupa usada,baldia ;  vira pano de chão ou vai servir a outra mais necessitada.

   Este amor que as pessoas têm buscado é uma das ferramentas do capitalismo, que movimenta bilhões, além de ser um mecanismo de controle social. Filmes , músicas e revistas têm sido, durante anos, usados com frequência para divulgar esta mentira. Você tem que encontrar " o amor da sua vida” , diz a mídia. Para mim, é o mesmo que dizer: " você tem que encontrar o saci , o lobisomem ou o coelhinho da Páscoa". Ou seja, uma faz de conta sem fim.

   Para aqueles que querem seguir vivendo uma fantasia em busca do amor  , cito um trecho do poeta Vinicius de Moraes: “... Quem sabe a morte, angústia de quem vive ,quem sabe a solidão, fim de quem ama ...” 

Em suma, esta foi a melhor mentira de amor que pude inventar!! 

5 comentários:

  1. Como alguém pode ser tão pessimista como você?? Apenas li algumas de suas postagens, e não pude acreditar, você conseguiu colocar tudo da pior forma possível, como o post que você falou sobre a Argentina, estudo na Argentina há 3 anos e posso te garantir, que não é nada do você descreveu com seus comentários, acho que você ficou muito frustrado na Argentina, por achar que de alguma maneira seria fácil, ou seria parecido com o Brasil, não, não é fácil estudar aqui, mas também não é algo impossível, ou tão insuportável, incapaz de se conseguir. Quem realmente estuda e possui o sonho verdadeiro de estudar Medicina consegue, se você não coseguiu é porque nao possuia essas coisas. E agora com esse comentário de que o amor não existe, foi a gota d’água, o amor existe sim, e não preciso descrever isso para você, já que sinto ele de inúmeras formas em minha vida. Busque a felicidade você está precisando, e quando encontrá-la será uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprenda a interpretar o texto, leia com atenção o título do texto, veja a função de um complemento nominal, o sentido que ele dá ao texto, no fim pus um parágrafo pra reforçar a ideia de contradição.... enfim, continue na Argentina, não volte ao Brasil. Agora quem fala a verdade da furada que é estudar na Argentina não é boa pessoa, meu Deus...

      Excluir
  2. Mariane, não concordo com o texto do Pablo sobre o amor mas concordo com os textos sobre a Argentina. Desculpe, mas é tudo verdade sim e é fundamental que os brasileiros sejam alertados para a furada que é estudar no pais vizinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Ajude a divulgar para os que estão sendo iludidos pelas empresas de intercâmbio. Um abraço!

      Excluir
  3. Verdade, Argentina e Bolívia são duas furadas... Tenho amigos que foram para a Argentina e descrevem a experiência exatamente como você e eu estudei na Bolívia e digo o mesmo... Pessoa ruim é quem diz que é bom, sabendo que não é, só para manter as aparências, fazendo com que outros desavisados entrem na mesma furada...

    ResponderExcluir