20/10/2012

FEIRA PODRE ( Argentina parte final)

   Desmotivado pela decepção com a metodologia da faculdade a qual cursava , somado a problemas familiares e a inflação vigente no país, desisti de seguir com meus estudos na Argentina.   Buscava, então,  uma transferência para uma universidade brasileira, onde poderia ter aulas todos os dias e livrar-me da problemática revalidação do diploma. Com esta mentalidade me somei a outros 99% dos brasileiros que estudam medicina no pais vizinho e que buscam desesperadamente uma transferência para solo pátrio.

   Aproveitando o tempo livre que dispunha, afinal  eu tinha aula somente 2 vezes por semana, entrei em contato com aproximadamente 100 universidades brasileiras  de todos os estados do país, a fim de perguntar-lhes se aceitavam a transferência de um aluno oriundo da Argentina. Para minha surpresa e desespero , apenas 12 destas faculdades aceitavam tais condições. Inclusive , a secretária de uma das faculdades que eram contrárias ao ingressos de alunos transferidos do exterior  explicou-me,  dizendo : " antigamente costumávamos aceitar , mas a grade  curricular de vocês é muito problemática, e resolvemos não aceita-los de agora em diante". Restava-me, então,  buscar nas que me aceitariam  ,e  procurei saber como se dava o processo de admissão para alunos " estrangeiros"  . Em todas estas faculdades, o processo se dá por meio de um concurso de admissão, com edital publicado e regras claras. Estaria lindo, se não fosse no Brasil. Ao procurar informações em pessoas que já haviam conseguido a transferência ,  deparei-me com um dado curioso e revoltante, tais alunos haviam se transferido por duas formas : indicação política ou  por meio de suborno, a conhecida compra de vagas.
   O comércio de vagas em universidades brasileiras   faz-se de forma aberta em Buenos Aires. Onde estes traficantes de vagas encontrariam um mercado consumidor tão aquecido para seu " produto" ?
 A cidade portenha está abarrotada de brasileiros que fariam de tudo para estudar medicina, e já que não conseguiram tal logro pelo esforço próprio, estavam dispostos a pagar, com dinheiro ou  influência política, pela chance de estudar em seu país. A verdadeira prostituição da medicina.


   No afã de conseguir uma transferência para o Brasil, estava realmente desesperado, resolvi entrar em contato com uma assessora chamada M. (não revelo o nome para evitar problemas futuros), para ver se poderia ajudar-me com este problema. Meu primeiro contato foi com uma de suas funcionárias, que após haver-lhe explicado minha situação,  disse:

- Pablo, fique tranquilo, pois muitos estão em situação semelhante à sua, e  pretendemos ajudar a todos.

Tais palavras foram, momentaneamente, de um alento enorme para minhas pretensões,  pois neste momento me encontrava , como diz o dito popular: " num mato sem cachorro". A atendente me pediu para retornar o contato duas semanas após este primeiro atendimento. Na segunda vez que falei com a funcionária da assessoria, as boas-novas me deixaram ainda mais animado.  Ela  me dissera  que meu nome já figurava no grupo de alunos que iriam  transferir-se para o Brasil com a ajuda da empresa na qual trabalhava,  mas que dentro de uma semana eu teria uma reunião com Dona M, a fim de esclarecer os detalhes. Em meio a estas explicações , fui alertado de que todo esse trabalho teria um custo, ao meu ver, e até então,  nada mais justo.

   No dia e hora marcados, fui ao encontro de M. , com a expectativa de um vestibulando que vai saber o resultado da prova. Ao chegar ao seu escritório , fui recebido por uma de suas funcionárias , que me mandou aguardar enquanto sua chefe falava ao telefone com um brasileiro, mais um que não havia passado no vestibular e queria fugir para o país vizinho.  Finalmente fui chamado por M. , que me perguntou  de uma forma ,um tanto quanto, irônica:

- O que houve, Pablo? Quer voltar?? É.... Tá todo mundo voltando.

E antes que eu pudesse falar dos fatos que  haviam me levado a tal decisão, fui interrompido com um discurso sincero desta senhora:

- Não vou enrolar você! O negócio aqui é venda de vagas.

Estas palavras foram como um tiro no meu peito , mas confesso que por haver buscado informações em pessoas que haviam se transferido , e visto que todas o haviam conseguido por meios ilícitos , não foi nenhuma surpresa. Mas ,  perguntei-lhe:

- E a transferência?

M., sorrindo , respondeu-me:

-Transferência é quase impossível. A não ser que você tenha um conhecimento forte no Brasil, você o tem??

Sem ter o que responder , fiquei calado. E ela após abrir a gaveta de sua mesa e sacar uma lista de duas páginas ,  falou:

- Aqui tenho a lista de faculdades que você poderá ingressar, é só escolher e pagar.

Ao ler tal lista contei aproximadamente 30 faculdades privadas de vários lugares do Brasil, havia uma tabela com o nome das instituições de ensino , quantidade de vagas disponíveis para compra, localização e o preço  cobrado. Os valores variavam de R$ 30000,00 a R$ 60000,00, algumas necessitavam a presença do candidato no dia do exame de ingresso, outras , nem isso. Escolhi uma faculdade do meu estado, e lhe interroguei a respeito da confiabilidade do processo, M. me explicou, dizendo:

-  É 100% garantido, inclusive, você só paga depois que fizer a matricula. 

Insisti em saber como funcionava o " esquema", e ela me disse:

- Pode ficar tranquilo , pois todos ganham: eu, a faculdade e um intermediário , por isso é tão garantido. Tanto que  tenho muita gente que já está estudando em varias destas universidades. 



 Impactado com a situação,  despedi-me  de M. e fiquei de dar-lhe uma resposta nas próximas 24 horas.
Ao chegar em casa e  dormir durante 1 hora- estava emocionalmente muito abalado- pensei e tomei uma decisão, a de abandonar tudo.
    Desde este momento, comecei a perceber que o sonho de estudar medicina  havia me levado a colocar minha honra sob prova, e eu confesso que quase vacilei. Nos dias subsequentes a este episódio ,  caí em depressão , mas tinha a certeza que não iria  corromper-me  a troco de nada. Posso estudar qualquer outra profissão, desde que seja de forma digna e honesta. Ao contar  da minha decisão  a outros brasileiros que estavam estudando em Buenos Aires , fui repreendido, e sempre me alertavam pelos benefícios financeiros que a medicina poderia me trazer  em comparação a qualquer outra profissão. Com isto , reafirmo que a esmagadora maioria dos que deixam o Brasil rumo aos países vizinhos em busca de um diploma de médico não o fazem por vocação ,e sim por ambição. Deixei a Argentina e a vontade de ser médico,  permitindo-me  descobrir dentro de mim  novos dons e a alegria de poder caminhar com a cabeça erguida no meu pais , sem ser um fugitivo, um exilado, sentimento que nenhum valor pode comprar.







86 comentários:

  1. Espetacular Pablo, parabéns pelo seu relato. E' bem assim mesmo! Eu náo estudo mais medicina também, medicina em Bs.As. é um sonho, ilusáo.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, Sou seu ex irmão de arma' estive por 3 anos no 1° BPE.. E estou profundamente encantado com sua história.. Parabéns por tudo e que seu futuro reserve um excelente lugar' Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Não sei de quem se trata , mas o que posso lhe dizer é que não existe ex-irmão, sobretudo quando este laço se faz no 1º BPE, logo você continua sendo meu grande irmão

      Excluir
  3. Agradeço pelo seu relato e por colocar sua honra em primeiro lugar que a ambição! Sou vestibulanda para medicina e, muitas vezes, me vejo abalada por tanta pressão e desapontamentos que a minha luta acarreta. Já pensei várias vezes em sair do país e cursar medicina lá fora, seja Argentina, Bolívia, Cuba e etc. Mas creio, como citou em seu texto, que seria a sobreposição da ambição pelo amor a medicina. Sigo na minha luta por uma vaga em uma instituição pública ou privada aqui mesmo no Brasil e sinto por ter mudado o seu sonho, mas só você sabe o que passou por ele. Agradeço novamente e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Hellen, e te desejo toda sorte do mundo na sua caminhada.

      Excluir
  4. assim como desistiu de medicina na argentina e saiu malhando pq não obteve bons resultados, está malhando a venda de vagas só porque não pode comprar, se pudesse já teria comprado. mas é o tipo de ser humano froxo que a gente ve por aí, quando a coisa não lhe favorece, critica. se favoresse, fica bem quietinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um desafeto, até ai tudo bem, mas ser um desafeto ANALFABETO, ai é prá acabar.
      Pablo, curti muito a sua trajetória e conto.

      Excluir
  5. e outra coisa, faz blog criticando mas ativa aprovação de comentários, pra selecionar só os que lhe convém, pra dar moral às merdas que está escrevendo. escroto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como faço com todos os comentários não ofensivos, publiquei o seu. Em relação a sua crítica , o que tenho a lhe dizer é que não desisti de estudar medicina pelos resultados obtidos na faculdade, que por sinal foram excelentes, mas sim por raciocinar e chegar à conclusão da furada que é estudar na Argentina.
      No episódio da compra de vagas , já que você não o entendeu bem, eu tinha sim o dinheiro e a oportunidade de comprá-la, mas não quis me sujar.
      Você, que não se identificou, deve ser mais um brasileiro que está em terras argentinas,e espero , com toda sinceridade , que encontre uma saída.
      Uma última dica para você : estude um pouco português,escrevendo deste jeito vai ser difícil passar no exame de validação, da mesma forma que não passou no vestibular. obrigado!

      Excluir
  6. Oi Pablo, realmente uma história e tanto a sua. Estou indo pra Bolívia estudar e tenho pesquisado muito sobre as faculdades de lá, tenho visto por opiniões que a Upal e a Univalle são as melhores; e que a Upal tem um sistema de ensino muito rigoroso. Ouvi também pessoas que transferem desta pelo grau de dedicação que ela exige. Estou indo rumo a este sonho.
    Já fiz 2 anos de Direito, ganhei 2 vezes o pró uni, comecei e desisti, fiz radiologia e parei... fazer medicina no Brasil na maioria dos casos é pra gente bem abastada e não possuo tantos recursos assim. E nas faculdades federais todos sabem da concorrência. E até pela idade que tenho (35) resolvi não perder tempo com cursinhos e tentativas. Afinal vou me formar com 41. Estou indo com família, iniciando este novo projeto.
    Acredito ser necessária a prova do Revalida, não só pra os que formam em outros países mas também para os que formam no Brasil mesmo, afinal, estaremos lidando com vidas. Acredito que deveria ser como no Direito, fazer a prova da OAB para exercer a profissão.
    Mas resolvi escrever também, pra elogiar suas palavras, seu português e o seu vocabulário... lindo.
    Se tiver alguma dica, sugestão, ficarei feliz em saber.
    Obrigada de antemão.
    Um forte abraço.
    Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado pelo comentário. Infelizmente não tenho referências sobre as faculdades bolivianas, logo qualquer opinião a respeito seria demasiado leviana.O quê posso lhe afirmar , é que irá encontrar o mesmo perfil de estudantes brasileiros encontrados na Argentina, alguns muito esforçados e uma maioria de descompromissados.
      Concordo plenamente com a sua opinião em relação ao REVALIDA, seria de extrema importância para a população que houvesse algum método de avaliação de médicos recém formados.
      Desejo-lhe boa sorte e gostaria muito de saber boas noticias suas. Um forte abraço!

      Excluir
  7. Pablo parabens pelo seu texto! Atualmente estou morando na Holanda e volto para o Brasil em Junho, ainda com o sonho de estudar medicina vivo... é uma paixao! Tambem nao tenho condicoes financeiras de pagar uma universidade particular e cogitei estudar no Argentina ou na Bolivia, mas ate entao nao tinha encontrado nenhum blog sobre o assunto.. Muito obrigada por compartilhas suas experiencias!

    Natalia / MG - BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você. Recomendo que estude aqui no Brasil, onde estão as melhores faculdades da América do sul e a economia é , indubitavelmente, a mais estável.

      Excluir
    2. Belo blog. As melhores faculdades e universidades da América do Sul hoje são as chilenas - porém caras. A economia mais estável também.

      Excluir
  8. Pablo, Obrigado pelo seu relato, acho que você acabou de me tirar de um problemão no futuro, estava largando meu outro sonho que é ser Chef de cozinha e por sinal tinha passado no vestibular já.
    Estava prestes a começar a mexer com a papelada para ir para Argentina fazer Medicina pois até agora só tinha lido coisas maravilhosas sobre o curso até que achei o seu texto, se a sua ideia ao escrever esse relato era ajudar outras pessoas a não entrar numa fria Parabéns pelo menos um voce salvou.
    Obrigado mais uma vez e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você pelo comentário. Minha intenção foi a de ajudar as pessoas que são seduzidas pelas propostas indecentes e fantasiosas feitas pelas assessorias por meio da internet. Não desejo que nenhuma pessoa que tenha o sonho de ser médico desista , mas que não seja enganada a seguir um caminho aparentemente mais fácil, no qual o final é um cataclismo de decepções.
      Fico muito feliz em poder lhe ajudar , e desejo-lhe sucesso em tudo o que você fizer.Abraço!

      Excluir
    2. Pablo,voce saiu da universaide apos quanto tempo de ter teminando o curso de ingresso? FOi pelo sistema de ensino quse sem aulas ou porque apreceia inviavel estudar horas sozinho em livros de idioma argentino?

      Ja fiz um comentario num outro post seu falando de como eu estudo - escrevendo elendo e que so aprendo asism ate quando em frente oa professor tneho q anotar tudo,sem parar, pra poder aprender - e falei sobre o que venho lido da ''crise da medicna moderna e 'pre -moderna(que se aprende nas universidades')''. Agradeço se puder me responder, pois agora que li todas as suas psotagem, ainda pme parece interessante estudar la. Afinal, voce iria gastar 700 e acbaou gastando 1150,aidna assim uma pechincha, nao concorda?

      Obg, gostie muiito de ler suas historias.

      Aguardo sua respota ,

      yuricastello@hotmail.com

      Excluir
  9. Querido Pablo,

    Parabenizo-lhe por todo o relato apresentado. Estou aqui para identificar-me como alguém que viveu na própria pele tudo o que descrevestes aqui. Conheço (e contratei) a mesma agência que você, conheci todas as pessoas que nela atuam (inclusive a senhora "L), vivenciei todas as coisas que você relatou aqui e tive a mesma conclusão que tu tivestes sobre essa "barca furada" de estudar na Argentina (amigo, seu relato é tão "impressionante" que me emocionei ao acompanhar sua completa descrição aqui.. e a impressão final que obtive é que você caminhou COM MEUS PRÓPRIOS PÉS, acredita?).
    Bem, este que vos fala, por ser enfermeiro-obstetra graduado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, e por ter vários enfermeiros formados por abertura de muitas faculdades particulares aqui no MA, fiquei sem emprego... decepcionado por haver me formado numa universidade publica, e desempregado, optei por ir à Argentina, após uma longa conversa com meus pais (trocinadores), hehe.
    Por conseguinte, obtendo carta branca deles, fiz a tal viagem em busca deste sonho, em meados de agosto de 2010. Contratei a referida "assessoria", conheci o referido "casal de assessores", a referida dona "L" e tudo o que você passou para ingressar na UBA, eu também vivi. Fiz o CBC, não consegui aprovar. Foi aí que resolvi encarar a Barceló. Os que passaram por isso, sabem que a Barceló funciona da mesma forma que a UBA, em que os alunos ficam, de certa forma, "desassistidos" por todo o corpo docente da tal "Fundación H.A. Barceló". A única diferença entre ambas é que uma cobra mensalidades, outra não.
    Resignado, tentei uma ultima chance. Optei por estudar em outra faculdade: "La Universidad de Morón", em Morón, na provincia de Buenos Aires, a 22 km da capital federal.
    Bem, consegui aprovar de ano nesta. Lembro-me quando dissestes que a inflação está assolando aquele país. E meus pais estão gastando R$ 2500,00 em média, comigo todos os meses. Decidi, então, que NÃO IREI MAIS VOLTAR PARA CURSAR O SEGUNDO ANO NAQUELE LUGAR! amo minha pátria, amo meu lugar! qualquer lugar deste país é bom pra se viver... mas precisa ser BRASIL! para mim, nao ha lugar melhor que este no mundo! é aqui que quero morrer!
    Coisas na vida ganhamos, perdemos, deixamos de lado, protelamos ou apenas desistimos. Isso é normal. Medicina sempre foi meu sonho. Sei que perdi mais de 70 mil reais ao longo de 2 anos e meio, mas quando se é vivo, dinheiro nao importa! o que importa é estar vivo... o resto, conseguimos de volta com o tempo... e o tempo é o senhor de qualquer destino! E COM ESTE SENHOR, CHAMADO TEMPO, VOU ENTRAR NUMA FACULDADE DE MEDICINA AQUI NO NORDESTE, COM FÉ EM DEUS!
    Bem, peço-lhe sinceras desculpas por escrever este "livro" aqui, hehe. Mas queria lhe dizer que me sinto demasiadamente feliz em saber que existem pessoas honestas em meu país, como você, que contou seu testemunho aqui sem nenhum medo ou vergonha por ter passado pelo mesmo que passei!

    "TE FELICITO MUCHÍSSIMO, Y PIDO A DIOS QUE LE BENDIGA SIEMPRE... GRACIAS POR TODO LO QUE ESCRIBISTES ACÁ! CUIDATE BIEN! SALUDOS CORDIALES!!"

    Raniery Penha, São Luis, Maranhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por haver lido os textos e escrito seu comentário. Espero de verdade que você consiga entrar numa faculdade aqui no Brasil e que sua experiência na Argentina sirva de exemplo, assim como a minha, para aqueles que pensam em fugir do país para seguir um caminho mais "fácil". E em relação à compra de vagas , recebi uma e-mail dizendo que a polícia federal está investigando, vamos esperar por justiça e que todos que compram e compraram sejam punidos. Um abraço.

      Excluir
    2. Muito bom os comentários e as vivências, pois um valida o outro.
      Lia muito a respeito, porém sempre tentam passar que é algo belo e fácil, porém só quem passou pelo que vocês passaram é que pode de fato dizer algo, e vemos que nem tudo é tão fácil assim.
      Abraços e boa sorte em tudo para vocês.

      Excluir
  10. Barbaro Pablo.. Achei bacana seu depoimento e me identifiquei .Passei pela mesma situação que vc,morei em BsAs por 2 anos e voltei frustrada de lá. É exatamente o que disseste.
    Saludos nany

    ResponderExcluir
  11. Pablo adorei seus textos! Me formo agora em Direito e estou planejando em ir para Buenos A buscas tal sonho, infelizmente seus textos nao me deram mta animação, embora 50% de suas frustrações eu ja sabia, como a parte do CBC, da aula ser autodidata e da reavalidaçao do diploma. Sem duvida nenhuma seus textos me ajudaram mto, estou começando a pensar em ir fazer faculdade particular de medicina la, pois gastarei menos dinheiro, mesmo tendo que no futuro fazer tal exame para voltar ao Brasil.
    Gostaria que fosse sincero, igual aos seus textos e me dissesse se o CBC e algo realmente difícil? se da para seguir uma faculdade sem precisar fazer cursinhos?

    Enfimmm Obrigada Pablo pela ajuda! E mais uma vez PARABENS pelo otimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigado por haver lido meus textos e haver tecido seus comentários de forma tão ponderada. Bem, diferente dos que estão estudando medicina por lá ,vou ser imparcial, pois pouco me importa a medicina na Argentina, não é o meu país e nunca será.

      O CBC não é um bicho de sete cabeças, tem que estudar, a maioria das pessoas que não passariam nem perto de um vestibular de uma universidade particular no Brasil aprovaram com certa tranquilidade no CBC, eu mesmo aprovei todas as matérias com notas altas em 1 ano. Por outro lado , a maioria pena para aprovar, fica 2 ou até mesmo 3 anos tentando aprovar (loucura). A metodologia do ensino é horrível, há muitos duvidando do que escrevi, digo-lhes vá e veja com seus próprios olhos.

      Marília, o que eu te recomendaria, de todo o coração, é que você ponha na ponta do lápis os gastos que terá por lá, e os compare com os de fazer uma faculdade particular no Brasil, com a revalidação automática, com o advento do FIES , tendo aula todos os dias e sem sofrer severa discriminação após formada.

      Com certeza verá que não vale a pena , é uma falsa impressão de um caminho mais fácil.

      Respondendo a sua outra pergunta, dá sim para fazer uma faculdade sem apoio de cursinho, mas é muito mais difícil, principalmente quando sua faculdade não lhe dá o apoio necessário. Em suma, espero que tenha sorte no que decidir. Um abraço!

      Excluir
  12. Eu acho as universidades da Argentina muito melhores que as do Brasil, lá se aprende de verdade. E os que não conseguem se adaptar é porque não possuem capacidade. E dizer que o sistema de saúde da Argentina é pior que o do Brasil é porque não conhece, a Argentina em saúde e educação está muito adiantado em relação ao Brasil. É a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Acho ótimo sua opinião sobre a Argentina, espero que você se forme e fique por lá mesmo. Aliás, espero que seu espanhol seja melhor que seu português , assim será um argentino completo. Deixe-nos aqui no Brasil e seja feliz na Argentina, com sua saúde maravilhosa, faculdades impecáveis e economia em franca expansão.(ironia) Felicidades!!!

      Excluir
    2. Oi, concordo com Victor C. em alguns aspectos; Como disse Victor, ou você foi muito ingênuo ou não disse integralmente a sua verdade. A meu ver, é muito esquisito uma pessoa sair de seu país de origem com o objetivo de iniciar uma carreira, algo tão delicado e complexo, sem nem se quer saber ao certo as características da pretendida faculdade, ao menos, é esta a impressão que você passa ao demonstrar sua surpresa (negativa) diante da metodologia de ensino da UBA. Além desta, há outras contradições que também me chamaram a atenção, como em sua primeira crônica, você menciona o quanto se sentiu extorquido por sua assessora, algo que eu realmente considero significativo, mas, meu caro, ela não o obrigou a pagar nada e com relação ao descaso dela para com você, eu o pergunto: Você não foi encontrar uma "chica porteña" e logo de cara passou a tarde, o dia, o mês... "conversando", e esqueceu de sua assessora. E, aqui, menciono sua segunda crônica, ao questionar o caráter de minhas patrícias, ao dizer que são promíscuas em relação aos "hermanos",e, inclusive, relatar um caso, de uma delas, que foi morar com um argentino que mal conhecera, me pergunto: você não fez a mesma coisa? Eu me perguntei mais, se você estava determinado, focado num objetivo (ser médico) qual a importância da (in)existência deste caráter? Qual a importância de haver brasileiros que falassem o Castellano Porteño com primazia?
      Grosso modo, eu concluo que, na verdade, você queria mesmo era uma vida com noitadas cariocas, mas infelizmente não conseguiu se destacar entre "los hermano" e por isso resolveu atacar suas patrícias.
      Ainda em relação a esta sua crônica, sua amiga, Soledad, era Médica e vivia num dos bairros nobres de Buenos Aires? Como? Se, de acordo com você, as Faculdades Argentinas formam péssimos profissionais? Como Soledad se mantém em um bairro nobre e viaja para o Rio de Janeiro a passeio?
      São tantas as brechas abertas em seus textos, mais uma, com relação a sua acusação sobre a venda de vagas em faculdades brasileiras, é bem verdade que o paraíso Brasil tem algumas falhas e esta não está longe de ser mais uma, mas não é você que remete odes aos formados no Brasil? Como alguém se forma numa faculdade brasileira que vende vagas? Então, os profissionais que se formam nestas faculdades também teriam sua formação básica questionada, não é?
      E, você desistiu, voltou para o Brasil porque é muito honrado e não quis fazer parte dessa feira podre, e merece a minha admiração, mas finalmente, por que você está na área de comunicação atualmente? Tão distinta da área médica! Enfim, cada um carrega uma verdade, a sua, não é nem maior e nem menor que a de outras pessoas, mas será que vale a pena você ofender duas nações para expor, algo que em minha opinião não é nada mais que frustração?

      Uma de suas patrícias que sabe ler e ter opiniões minimamente coerentes.
      Fui a passeio para Buenos Aires e achei “nuestros hermanos” Muy lindos.

      Excluir
    3. Obrigado pelo comentário. Não ofendi nação nenhuma. Você , além de aprender a escrever, tem que aprender a ler e interpretar. Minha amiga mora num bairro nobre, pois seus pais tem grana, se dependesse da medicina estaria mal.
      Em suma, vá estudar na Argentina e fique por lá com seus hermanos lindos.

      Excluir
    4. Pablo,

      você realmente escreve bem, mas essa sua mania de apontar os erros das pessoas que fazem críticas negativas aos seus textos demonstra, além de uma arrogância sem tamanho, que você não tem muito controle do que escreve. Procure adequar a forma como expõe seu raciocínio para que não precise lançar mão desse truque retórico bastante desonesto, comumente utilizados por pessoas com pouco alcance dialético.
      As críticas tecidas pela pessoa acima são bastante coerentes, mormente na parte que tange ao seu machismo descarado.
      Os seus posts, de forma geral, entretanto, cumprem bem o papel a que se destinam, que deve ser de expor o SEU ponto de vista, através da SUA personalidade, no SEU blog pessoal. E, sobre isso, tendo o cuidado de ignorar todo o preconceito, machismo e eventuais incoerências lógicas dos textos, tenho que dizer que foi bastante elucidativo saber mais sobre os reveses dos cursos "fáceis" de medicina na Argentina.
      Parabéns pela coragem!

      Excluir
    5. Sugiro pra esse sujeito que disse q as universidades hermanas são essa maravilha, me diga:

      1- Pq as universidades argentinas estão MUITO ABAIXO das brasileiras em qualquer ranking;

      2- Pq ninguém consegue revalidar o diploma qdo volta.

      Obrigado!

      Excluir
    6. E por quê nosso Sr. Pablo não desistiu antes mesmo de ir, pois na sua crônica, também relata que a tal "amiga" Argentina, também estudou em uma dessas faculdades. E outra se ele tinha todo o dinheiro que relata,para comprar a vaga e gastou lá. Por que não fez a faculdade aqui mesmo no Brasil e outra coisa, se é o sr. da verdade e a pessoa que criou o dicionário, por quê não fez o vestibular(já que fundou a Academia Brasileira de Letra), ao invés de ir pra Argentina e ficar falando mal de tds e principalmente da "CHICAS "Brasileiras que vão pra lá para serem "comidinhas dos Argentinos. Que absurdo.
      Preconceituoso!
      E não venha falar mal da minha escrita não, por que isso não vai me levar á frustração que nem vc.

      Excluir
  13. Legal vc compartilhar sua historia !
    vale muito mais pena ficar anos no cursinho que ir para a Argentina .
    Vc esta tentando passar em alguma publica aqui no brasil ?
    serio nao desista do sonho
    http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/01/ex-engraxate-de-57-anos-e-aprovado-em-medicina-e-tenta-vaga-na-ufg.html

    ResponderExcluir
  14. Ola muito obrigado pelas informações praticamente estava de viajem marcada para ir ja, creio que agora não vou mais!

    Deixa eu lhe perguntar você já enviou este conteúdo para jornalistas de emissoras ou para policia federal investigar???? seria de grande valia para muitas outras pessoas saberem realmente as implicações de sair estudar medicina na argentina!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado!! Sim , a PF já está ciente e recentemente fizeram um ótimo trabalho prendendo uma enorme quadrilha, vide reportagens. Não vou dar informações a respeito da agência que contratei. Espero que você estude, passe no vestibular e se forme um médico de verdade!

    ResponderExcluir
  16. Legal. É bom compartilhar experiências. Vai de cada um usar as informações a seu favor ou criticar, interpretando de forma errada pequenos trechos só pra denegrir a imagem de outrem. É impressionante a capacidade que as pessoas têm de JULGAR a todo o tempo!! O blog reflete uma experiência única e não generaliza nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Finalmente alguém que sabe ler e compreender.

      Excluir
  17. Olá, Querido! Gostaria de saber como é estudar Medicina em Morón? Já sou formada e Pós graduada em outra área. No meu caso, também tenho que fazer o CBC? Tenho conhecidos lá...e me falaram super bem, que é voltado para Brasileiros...com a grade curricular do Brasil... Isso confere? Não quero entrar em uma furada... Você indica essa? Beijos, espero seu retorno. ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para estudar na UBA é necessário o CBC. O único conselho que posso te dar é de estudar e passar no vestibular no Brasil, mostre que você é competente e capaz. Boa sorte!

      Excluir
  18. Não meu caro Pablo, não são todos os Brasileiros que deixam o Brasil e vão para a Argentina fazer Medicina por ambição, muitos tem Sonhos e eu sou um deles, não faço tudo o que faço por dinheiro e sim para ser o instrumento de Deus para auxiliar as pessoas que necessitam de cura e auxílio, lhe parabenizo por todas as publicações pois sei bem o que é viver na Argentina com essa tamanha inflação e todas as dificuldades, mas daqui não vamos levar o dinheiro e sim somente o que fizemos ao próximo, mas isso não te dá o direito de dizer que todos vem pra cá por dinheiro, toda profissão lhe da retorno em dinheiro, mas quando voce tem um sonho voce luta até o final e não muda de profissão assim como você fez, a UBA é complicada? sim é e muito, a Barceló tambem? sim e muito, mas não conseguimos chegar ao pico da montanha sem nos machucarmos nas pedras, digo isso com o maior respeito e novamente lhe parabenizo pela sua página, fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Você faz medicina na argentina?
      Conhece algum brasileiro que se formou lá?
      O método de ensino é tão difícil assim como dizem?

      Excluir
  19. Boa tarde! Maximus, li quase todos os seus comentarios e seu texto , cursei medicina veterinária, pretendo ir a Argentina estudar sim, e gostaria de saber se ha algum ponto positivo e quais sao eles??? Por que nao se encontram nenhuma das faculdades brasileiras entre as 200 melhores do mundo , nem a USP e a UFRJ entram nessa lista diferente da UBA que faz parte alem de 4 premios nobeis,
    eu tenho duvidas se no curso, como sao as aulas praticas se e facil entender tudo oque o professor explica ou se a maior parte e dedicaçaõ dos alunos mesmos... e eu vi que vc critica quem escreve errado, mas ate agora nunca peguei uma receita medica legivel e nem pretendo validar diploma no Brasil, vc sabe dizer se eu fizer uma graduação fora da Argentina essa faculdade e bem aceita ...SE puder me add no msn e drabicho-carol@hotmail.com gostaria de tirar duvidas om alguem que ja esteve la mesmo tendo uma resposta negativa, aguardo se puder um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Primeiramente, busque informações sobre a lista de faculdades que você tem consultado, quase todas as federais brasileiras são consideradas melhores do que quaisquer faculdade argentina.
      Critico muito o mau uso do idioma , pois não entra na minha cabeça um profissional que deseja trabalhar no meu país e não domine o nosso idioma, como é o caso dos estudantes brasileiros exilados nos países sul-americanos.
      Vou adicionar você ao meu msn e assim podemos conversar melhor a respeito deste assunto.

      Excluir
  20. Pablo, gostei do conteúdo de seu Blog no que se refere à cursar Medicina na Argentina. Eu mesmo tenho cultivado em meu coração a idéia de ir cursar Medicina no exterior, pois não me dediquei intensamente na época do vestibular para ser aprovado aqui. Portanto, me formei em Odontologia. Me especializei, mas nunca se apagou a chama de estudar medicina.
    Pablo. Não me tenha por mal, mas não concordo com sua atitude, muitas vezes grosseira de criticar a escrita e a compreensão textual de muitos que o criticam. Saiba que aqueles que postam críticas à você, na verdade são os que mais podem lhe ajudar em melhorar. São as críticas que nos fazem evoluir. Provavelmente você deve ter sido uma pessoa que teve a feliz oportunidade de ter um ensino de qualidade, aprendendo com excelentes professores de Literatura e Lígua Portuguesa. Acredito que eu também consigo escrever com certa desenvoltura, e também evito erros ao máximo. Mas não faço isso para me mostrar superior aos outros, que muitas vezes por falta de um ensino de qualidade têm dificuldades nessa área. Mas mesmo assim eu tenho a total certeza que não sou tão bom. Procuro minimizar meus erros, mas eles invariavelmente acontecem. Tanto comigo, quanto contigo, ou até mesmo um membro ilustre da Academia Brasileira de Letras.
    Não se sinta superior. Respeite as divergências. Não só isso. Aprecie-as! Ainda mais que você agora segue um a nova carrera, a de Comunicação, não é isso?
    Muitos brasileiros ainda irão tentar a "sorte" em outros países para contemplarem o diploma e título de médico. Suas razões, seja ambição ou vocação, não nos cabe julgar. Você só pode falar por você, e eu por mim.
    Mais uma vez agradeço a coragem de ter exposto sua experiência pessoal, deixando a oportunidade de pessoas como eu ter um pouco mais de conhecimento sobre todo o processo realizado numa empreitada como esta.
    Abraços de alguém que lhe respeita, admira e , por que não dizer, critica.
    André

    ResponderExcluir
  21. Woooow, me salvou de cair nessa.
    Sou nova e sonho com medicina desde os quatro anos. "Mãaae, eu quero cuidar de crianças como a médica cuida de mim", e não parei mais. Faço pré vestibular aqui no Brasil há um ano (acabei o E.M. em dezembro) e muita gente aconselha ir pra lá, mas sempre tive medo, por tudo isso (o idioma, os costumes, a qualidade e o revalida). Não quero só ter o diploma, quero SER médica, ajudar, ver o resultado do que faço. Agora tenho certeza de que vale mais ficar anos me preparando aqui do que atropelar tudo e ir pra outro país, afinal, medicina é algo sério e são vidas em jogo, é necessário estar realmente preparado. Parabéns por ter coragem de ir e mais ainda por voltar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Fico feliz em ler um comentário tão inteligente. Não se acovarde e persista. No nosso país vale a meritocracia , passa quem estuda mais. Eu acabei de passar em um concurso público, e hoje vejo o quanto é bom conquistar algo com seu próprio esforço, mesmo que demore, um dia a gente vence!

      Excluir
  22. Pablo essa assessoria é na argentina ou Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileira, mas atua na Argentina. Na verdade tem escritórios nos dois países.

      Excluir
  23. Pablo quero te agradecer por escrever neste blog, seu estilo de escrever é único e me prendeu bastante. Eu estudo medicina em uma pública argentina (Estudo no interior, em La Rioja) e também escrevo em um blog sobre o assunto, resumindo... fui derrotado no vestibular brasileiro após três anos de tentativas e atualmente curso o segundo ano da UNLaR. Após ler seu blog te confesso que me senti inspirado, ao ver meu e-mail abarrotado de mensagens de pessoas que sonham em fazer medicina sempre com as mesmas dúvidas eu decidi escrever um post dedicado a essas pessoas que ponderam vir pra Argentina e citei lá o seu nome e o seu blog para mostrar a sua visão das coisas.
    Te convido a ler a postagem que escrevi.
    http://carlosunlar.blogspot.com.ar/2013/07/recado-quem-pensa-em-vir-estudar-na.html
    Como já mencionei anteriormente eu citei seu nome e seu blog, te peço que leia a postagem e me dê sua aprovação, do contrario se você não gostar imediatamente apagarei seu nome e a menção ao seu blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Pablo, Bom dia. Meu filho pretende fazer faculdade na Argentina..vi que tem uma com nota maior que a nota da USP, com 3 prêmios Nobel e fiquei bastante animada. Gostaria de saber em qual faculdade você estudou lá. Se realmente não tem aulas "de verdade"..e ainda..você diz que é impossível passar no revalida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, obrigado por ler o blog. Bem, não aconselho ninguém a ir estudar na Argentina por diversos motivos : a economia argentina está em ruínas(veja a inflação); devido aos últimos manifestos da classe médica brasileira contra a vinda de profissionais formados no exterior, fica evidente o preconceito que os futuros médicos formados nesses países sofrerão por aqui; hoje não é difícil estudar medicina no Brasil,mais de 10.000 vagas serão criadas nos cursos nos próximos anos, ainda existe o FIES que financia seus estudos; por último, destaco a mediocridade( acredite em mim, não tem aulas!!) dos cursos de medicina nos países sulamericanos, ou seja, não vale a pena, salvo se seu filho quer ser médico por lá. Boa sorte!!

      Excluir
  25. Onde a UBA tem uma nota maior que a nota da USP?????? Hahahahahaa.

    E isso dos premios Nobel francamente, é um argumento tão idiota que dá pena. Já foi dito, a Argentina ganhou esses premios há CINQUENTA ANOS! O país de hoje é outro, mto pior!

    ResponderExcluir
  26. PABLO, gostei do seu texto, de fato, esclarece muito o cotidiano de jovens que tentam realizar o sonho fora do Brasil, mas, há de fato, conforme comentários postados, muito preconceito nas suas palavras.
    Vale lembrar, que talvez, você assim o faça, por ser negro e certamente sofrer com o preconceito que existe aqui, e certamente lá também, no RJ , SP e estados do norte/nordeste, isso fica minimizado, porém acredito que em qualquer parte do Sul, com uma colonização europeia, esta falta de adaptação também ocorreria, espero estar enganado, mas acho que parte deste ranço vem dai. , boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que uma coisa tem a ver com a outra?? Nunca sofri preconceito, apesar dele existir. Mesto que tivesse sofrido, o que tem a ver ?? Já fui ao sul várias vezes , sou mais bem tratado do que aqui no Rio, no nordeste idem... Realmente não entendi seu comentário...

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De antemão, te digo que é furada, mas viva sua experiência.

      Excluir
  28. PABLO, LI SUA HISTORIA, LI MUITOS COMENTARIOS E MUITOS CONCORDAM E OUTROS NEM TANTO E EU FIQUEI EM DUVIDAS E COM MEDO. MEDO PORQUE TENHO UMA FILHA QUE A 3 ANOS ESTA FAZENDO CURSINHO NO OBJETIVO E CADA VESTIBULAR É UMA DERROTA E JA ESTAMOS COM UM DESGASTE EMOCIONAL MUITO GRANDE. POR ESSE MOTIVO, O ANO PASSADO FIZEMOS UM ASSESSORAMENTO PELA AGENCIA VIVEENBUENOSAIRES.COM, EM QUE O DONO KLEBER UMA PESSOA EVANGELIA ,ELE E A FAMILIA, ME DEIXOU BEM TRANQUILA, POIS ELE MESMO FOI PARA BUENOS AIRES FAZER MEDICINA E ATUALMENTE ESTA EM MARINGA NA UNINGA TERMINANDO O CURSO DE MEDICINA, MAS COMO FAZ ALGUNS MESES QUE NÃO FALO COM ELE, POIS CONGELEI O ASSESSORAMENTO, POIS ACHEI QUE MINHA FILHA ERA MUITO NOVA E QUE VALIA TENTAR MAIS UM POUCO NO BRASIL MESMO, E POR MEDO MESMO E AGORA LEIO ISSO, NÃO SEI O QUE FAZER. POIS AQUI NO BRASIL, A CONCORRENCIA ESTA MUITO GRANDE, MESMO NA PARTICULAR, E ELA NÃO DESISTE.QUER SER MEDICA E ISTO E DESDE PEQUENA É UM SONHO. NÃO SEI O QUE FAZER MESMO, CONHECEMOS UMA MEDICA, QUE QUANDO MOÇA A ANOS ATRAS, FOI PARA ARGENTINA FAZER O CURSO LA, E CASOU-SE COM UM ARGENTINO E FICOU MORANDO E TRABALHANDO, DA ULTMA VEZ QUE ESTEVE AQUI NOS ENCORAJOU, DISSE QUE É UMA EXPERIENCIA VALIDA, QUE QUEM VAI PARA ESTUDAR, CONSEGUE, E QUE O CURSO REALMENTE É MUITO DIFICIL,PRECISA DE MUITA DEDICAÇÃO, METODO PBL, E FICO EM DUVIDAS. fALEI COM O COORDENADOR DO CURSINHO E ELE ME DISSE QUE MINHA FILHA É MUITO INTELIGENTE E QUE ESTA ATÉ TIRANDO DUVIDAS DOS COLEGAS, MAS NÃO PASSA NO VESTIBULAR, É SEU PABLO, TEM QUE SER SUPER DOTADO, E SABE QUE VOCE FALOU EM VENDAS DE VAGAS, ENTÃO NÃO FUI NA UMC, AQUI PERTO DE CASA CONVERSAR NA REITORIA E LEVEI MAIOR CHAMADA, FOI LAMENTAVEL, ELES DISSERAM QUE ISSO NÃO EXISTE, QUE TUDO É CONTROLADO PELO MEC.MAS SENHOR PABLO, COMO PODAR O SONHO DELA. SÓ SEI QUE ELA É INTELIGENTE, MAS PRECISA MESMO SER UM GENIO OU MUITA SORTE PARA PASSAR E ENTRAR NO CURSO DE MEDICINA NO BRASIL.NÃO REPARE NOS MEUS ERROS, ESCREVO SEM ME PREOCUPAR COM ISSO, JA QUE ESCREVE TÃO BEM. UM ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente muito obrigado por ler meus textos. Não estou aqui para corrigir erros de português de ninguém, o faço quando são grosseiros ou quando a pessoa tenta denegrir minha imagem. Em relação à sua filha, sei muito bem pelo o que estão passando, não acho uma boa ideia deixá-la ir para Argentina. Na minha opinião, ela deveria tentar o quanto pudesse no Brasil, ela quer ser médica aqui, não na Argentina ou Bolívia. Ir pra Argentina é vestir o manto da derrota, é tentar um atalho para o sonho. O rapaz a quem a senhora se referiu, da assessoria, voltou; ou seja, ele é a prova viva de que o curso lá não serve. Ele é iguam a 95% dos que estão lá, querem voltar a todo custo. Ainda lhe digo mais, a senhora vai entregar sua filha a uma vida de perdição, drogas, sexo... Sei que isso existe em todo lugar, mas vivendo sozinha em Buenos Aires , as coisas se potencializam. Eu diria à sua filha que continue tentando, se não der, a medicina não é o único caminho, apesar de parecer. Eu entrei em depressão, mas hoje sou funcionário público, curso duas faculdades e sigo minha vida, graças a Deus. Aliás, já pensou se Ele fizesse só médicos? Que loucura!! Obs: A dona da assessoria , a qual me ofereceu a venda das vagas, se dizia evangélica e tinha uma bíblia gigante sobre a sua mesa. Cuidado com o lobo em pele de cordeiro. Se Deus quer que sua filha seja médica, Ele tem poder de fazê-la passar aqui no Brasil mesmo. Um abração!!

      Excluir

      Excluir
  29. um abração, senhor Pablo, isso mesmo que vamos fazer, e ela é muito novinha.Conversei com ela, disse que ia ver como é isso de compra de vaga, e olha veja como são as coisas, ficou muito brava, não quer de jeito nenhum, quer passar por meritos proprios,Fiquei com muita vergonha só de pensar nisso,mas pode ter certeza seu Pablo, os pais que fazem isso, não é porque são corruptos, é porque ja gastaram muito em vão, vejo isso nas portas dos vestibulares quando ficamos la esperando e conversamos com outros pais que estão na mesma situação. É o sistema que esta fazendo isso, é lamentavel isso eu sei, ela é muito determinada, domingo ja vai fazer vestibular em UVV, Espirito Santo, e que Deus a abençoe, estou orando muito. E fico feliz que é tão honesto, gostei da sua historia mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e que Deus abençoe vocês nessa luta. Espero que não se deixem levar e entrem na corrupção. Um abraço!!

      Excluir
    2. Por favor, recomende a leitura do blog aos outros pais que pensam em mandar suas filhas pra Argentina, temos que combater essa indústria de sonhos e corrupção que está lá.

      Excluir
  30. OLA PABLO,
    MINHA FILHA NÃO CONSEGUIU PASSAR AINDA NOS VESTIBULARES, E ELA ESTA DECIDIDA A IR PARA ARGENTINA. FALEI QUE NÃO VOU DEIXAR, QUE PAGAREI O CURSINHO ATÉ ELA PASSAR. MAS ELA ME DISSE QUE MESMO QUE ESTUDE MUITO, ELA TEM QUE ACERTAR A PROVA TODA, O QUE É QUASE IMPOSSIVEL, E QUE NÃO É PORCAUSA DESSES VESTIBULARES QUE ELA VAI DESISTIR DE SER MEDICA E QUE NÃO SE VE FAZENDO OUTRO CURSO. E É VERDADE, DESDE PEQUENA PENSA NISSO, SONHA COM ISSO. POIS BEM, ELA TEM UMA AMIGA ADVENTISTA QUE JA ESTA NO SEGUNDO ANO DE MEDICINA NA UNIVERSIDADE ADVENTISTA DEL PLATA, PARTICULAR E QUE ALUNOS QUE NÃO É EVANGELICOS PODEM SER ALUNOS E VIVEM EM ALOJAMENTOS E É PARTICULAR. TEM TODO APOIO, AI EU FICO PREOCUPADA. PARA INGRESSAR TEM QUE FAZER PROVA E TEM EM SPAULO UM CURSINHO (CRECONIM)EM NOVEMBRO PARA PREPARAR PARA A PROVA O( UNASP),EM ITAPECERICA. MAS PABLO EU TENHO FÉ QUE ELA VAI PASSAR AQUI MESMO, LIGUEI PARA O CORDENADOR DO OBJETIVO E ELE DISSE QUE ELA ESTA ATÉ TIRANDO DUVIDAS DE ALGUNS ALUNOS. MAS O QUE QUERO SABER É SE AS PARTICULARES TAMBEM É A MESMA COISA. SE ELA NÃO PASSAR MESMO, SE ELA PODERIA IR PARA A UNIVERSIDADE ADVENTISTA? VE ISSO PARA MIM. AQUI NO BRASIL, TEM EU ACHO QUE COMPRAR VAGAS. ACHO, MAS COMO FUNCIONA ISSO? É VERDADE MESMO ISSO DE VENDA DE VAGAS? BEM PABLO VOU FICAR ESPERANDO VOCE ME RESPONDER. MAS QUERIA SABER QUAL É O SEU FACEBOOK. ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo que sua filha passe num vestibular aqui mesmo. Conheço pouco sobre a tal Universidade de La Plata, o que te digo é que as particulares seguem a mesma linha da UBA, a diferenças é que são pagas e são mais fáceis de aprovar . Existe a venda de vagas, está ai meu relato e de outros tantos, não vou entrar em detalhes , pois tenho nojo de quem quer comprar vaga, é ser muito incompetente. Bem, meu facebook é muito pessoal, não posso te dar, mas qualquer mensagem que escrever aqui será respondida. Para finalizar, não digo para ninguém que não vá para Argentina, somente exponho minha experiência, outro dia, entrei no facebook de duas meninas brasileiras que conheci em Buenos Aires, elas tiveram filhos lá, uma com um argentino, outra com um colombiano, estão felizes, aparentemente. A medicina? Ah, acho que deixaram de lado, mas o que importa é viver.

      Excluir
  31. TUDO BEM SENHOR PABLO, MAS EU NÃO ACREDITO QUE EXISTA VENDA DE VAGAS, ACHO QUE EXISTE FRAUDES, COMO FALSIFICAR DOCUMENTOS E ALGUEM FAZER A PROVA NO LUGAR, FONE DE OUVIDO, MAS VENDA NA PROPRIA UNIVERSIDADE, NÃO ACREDITO, EU FALEI PARA O SENHOR QUE FUI NA UNIVERSIDADE CONVERSAR SOBRE ISSO E FIQUEI COM VERGONHA E GRAÇAS A DEUS, POIS VI QUE NOJENTO É ISSO.MINHA FILHA QUANDO PERGUNTEI PARA ELA, SEM CONTAR O QUE TENTEI FAZER ME DESPERTOU ESSE SENTIMENTO . OBRIGADO POR TUDO, E COMO NÃO ACEITA MINHA AMIZADE, FICO SABENDO QUE NÃO SOU BEM VINDA. SUCESSOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, meu facebook é muito pessoal, só adiciono quem conheço pessoalmente.Você não imagina quantas pessoas que leram o blog e me pediram o facebook. Boa sorte pra vocês, estarei na torcida.

      Excluir
  32. Estou fazendo uma pesquisa após 3 anos que fui à Argentina, de como estão os brasileiros que conheci por lá, em breve escreverei um novo texto sobre o assunto, é surpreendente e triste.

    ResponderExcluir
  33. Me tire uma dúvida...

    Mas antes quero dizer que gostei de seu texto, porém seja um pouco mais humilde ao responder as pessoas que precisam esclarecer as mesmas dúvidas.
    Mas me diga, você foi , desistiu e voltou. Vejo que aconselha à todos para não irem para a Argentina, pois me responda, VOCÊ INGRESSOU FIES AQUI NO BRASIL, PASSOU EM ALGUM VESTIBULAR?
    TENTOU ? TÁ TENTANDO?
    Pois você aconselha todos, e até agora não vi você dizendo o que fez depois da volta.
    Pelo ao menos passe no vestibular no BRA, pra poder encher o dedo de tec tec tec no teclado criticando quem quer ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, não digo a ninguém que não vá, cada um precisa viver sua própria experiência e eu não tenho bola de cristal para prever o futuro. Relato a minha experiência , que é igual a de 95% dos que foram para Argentina. Antes de ir ,tentei o vestibular de um faculdade particular aqui no Rio, mas não passei e fiz a besteria de ir a Buenos Aires. Como já disse em outros comentários, ao retornar passei no vestibular de uma federal em outra carreira e 1 ano e meio depois ,passei num concurso público. Hoje curso duas faculdades e tenho minha carreira pública. Quem tem de passar no vestibular são vocês; eu , graças a Deus , já resolvi minha vida. Obrigado por ler os textos!!

      Excluir
  34. Realmente é verdade.

    Brasileiro vem pra cá ser médico, pensando apenas no dinheiro.


    Ainda bem que 99% desiste e vai embora

    Menos pragas no mercado de trabalho, a sociedade agradece!

    ResponderExcluir
  35. Lendo todos os textos e comentários do blog..

    Me parece que o autor do mesmo é o mais frustrado de todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou frustrado, apenas escrevi o blog para alertar aos que querem estudar medicina fora do país.

      Excluir
  36. olá, muito legal seu blog. poderia informar em qual faculdade vc passou? abs.

    ResponderExcluir
  37. A coisa que eu nunca entendi é porque o brasileiro é tao fixado com a tal da medicina!!! Existem outros cursos gente!! na minha família não tem nenhum medico mas todos trabalham, muitos passaram em concursos e todos vivem dignamente!!! Tem quem se formou em biologia, em química, em matemática, em enfermagem, em administração etc e ninguém ta morrendo de fome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje enxergo isso perfeitamente, mas o emprego garantido após a formatura e o status social , levam os jovens a esta corrida pela medicina. Felizmente em cidades mais desenvolvidas ,como Rio e São Paulo, isso tem diminuído.

      Excluir
  38. Pablo,

    Por favor você poderia me informar as faculdades que "aceitam" a transferência?

    ResponderExcluir
  39. Entendo sua frustração, mas acho totalmente imparcial sua forma de escrever, no que diz respeito à considerar a sua opinião a única verdade. O PBL (problem based learning) que é o sistema de ensino de muitas faculdades argentinas, não é nem um sistema argentino e sim CANADENSE. Mas ninguém critica os médicos e as faculdades canadenses, né? Sistema usado no mundo inteiro, em que prepara o aluno para ser auto didata. Brasileiro tem o mal de achar que só o seu jeito está certo. Estou falando isso e nem vou para a Argentina fazer medicina, sou vestibulanda aqui no Brasil mesmo. Infelizmente você não soube se adaptar ao país, à cultura diferente da sua, à instabilidade financeira e ao sistema de ensino diverso do que conhecia. Nada disso faz você um fraco ou perdedor, pois tudo vem para aprendermos e crescermos. Assim como nada do que você falou prova ou torna a faculdade ruim, ou torna ruim os brasileiros que escolhem ir (e obteem sucesso se tornando médicos). Entende? Se você disser que a faculdade é ruim e os médicos brasileiros formados lá são ruins (fora todas as críticas ao país em si), você na verdade está mostrando que foi totalmente fraco e incapaz e por isso ficou tão frustrado que só sabe criticar. Quanto à ambição que você diz levar os brasileiros a irem pra lá, fica explícito mais uma vez que foi o que levou VOCÊ a ir. Não generalize. Ninguém que comece as coisas com má intenções (ou seja, pensando no dinheiro que a medicina pode trazer), irá ser feliz naquilo. Eu NUNCA pensei nem em pesquisar quanto um médico ganha, se eu fosse pra argentina seria no desespero de poder atuar na área que eu amo e que infelizmente no método brasileiro INJUSTO (SIM!) de ingresso à faculdade não foi possivel. Mas ainda não desisti de tentar aqui pois já morei fora do país duas vezes e realmente não pode ser uma decisão precipitada. Fica a dica pra você não descontar sua frustração de não ter realizado um sonho nas pessoas que conseguem...

    ResponderExcluir
  40. Nossa... Sua história é realmente um tapa de realidade. Quando eu ouvia falar de estudar medicina na Argentina, Uruguay e até em Cuba eu já esperava que a qualidade de ensino não seria a mesma do Brasil, mas confesso que que quero (mesmo lendo seu relato) estudar medicina a qualquer custo, não compraria vagas, mas eu (mesmo sabendo que é diferente do que me falam) iria para a Argentina ou outro país da América latina.
    Eu tenho muito medo de fazer o curso e n ão ser umm bom médico, eu estudo biomeicina e trabalho na área e vejo a importância de ser um médico bom, não basta ter o diploma... É certo que mesmo sendo um péssimo medico você vai viver bem, e tal, mas depois que você começa a trabalhar na saúde e estudar na área que você percebe o quanto é importante ser um ótimo profissional.
    Bom queria saber se mesmo com a estrutura precária das faculdades Argentinas é possível (com dedicação própria) se tornar um médico decente. Porque eu acredito que para se formar lá você tem que correr atrás do seu conhecimento. Assim como no Brasil os alunos de medicina tem que estudar depois do horario de auula lá não deve ser diferente.
    Em sua opinião Pablo, dá pra se formar um médico decente lá na Argentina?
    Me ajuda a ver se é realmente ilusão, ou se com esforço e dedicação da pra se formar um bom médico lá.

    ResponderExcluir
  41. Olá!! Vejo que já não estas respondendo aos comentarios mas mesmo assim comento.
    Gostei muito do seu Blog e da forma em que expõens a realidade. Eu sou brasileira e estou temporariamente em Fortaleza, porém minha mãe é argentina e meu namorado também, então terei que voltar pra lá mesmo tendo uma vontade louca de ficar aquí no Brasil. Gosto muito da nossa gente e das liberdades que o nosso país nos oferece. A atual presidente da Argentina não faz mais do que cortar as asas do povo.

    Eu queria estudar medicina numa época, mas não por interesse de ascender socialmente e sim porque cansei de ver médico idiota e senti então a vontade de poder ser uma médica que atendesse as pessoas como humanidade... e por outro lado me interessa muito a luta contra o câncer. Mas depois de ter lido o seu relato, desisto. Eu não teria condições de estudar numa universidade sem aulas presenciais. Eu preciso de estar numa sala de aula, ouvir o professor, ter debates com ele e os meus colegas.

    Acho triste a forma em que todos procuram medicina pelo poder adquisitivo que a carreira oferece. Isso me faz perguntar-me "Que tipo de médicos teremos o dia de amanhã?"

    Tomara mais pessoas lêssem a su historia. E perdoe qualquer provavel êrro ortográfico ou gramatical, moro faz muito tempo na Argentina e me dou melhor no espanhol.

    ResponderExcluir
  42. Olá!! Vejo que já não estas respondendo aos comentarios mas mesmo assim comento.
    Gostei muito do seu Blog e da forma em que expõens a realidade. Eu sou brasileira e estou temporariamente em Fortaleza, porém minha mãe é argentina e meu namorado também, então terei que voltar pra lá mesmo tendo uma vontade louca de ficar aquí no Brasil. Gosto muito da nossa gente e das liberdades que o nosso país nos oferece. A atual presidente da Argentina não faz mais do que cortar as asas do povo.

    Eu queria estudar medicina numa época, mas não por interesse de ascender socialmente e sim porque cansei de ver médico idiota e senti então a vontade de poder ser uma médica que atendesse as pessoas como humanidade... e por outro lado me interessa muito a luta contra o câncer. Mas depois de ter lido o seu relato, desisto. Eu não teria condições de estudar numa universidade sem aulas presenciais. Eu preciso de estar numa sala de aula, ouvir o professor, ter debates com ele e os meus colegas.

    Acho triste a forma em que todos procuram medicina pelo poder adquisitivo que a carreira oferece. Isso me faz perguntar-me "Que tipo de médicos teremos o dia de amanhã?"

    Tomara mais pessoas lêssem a su historia. E perdoe qualquer provavel êrro ortográfico ou gramatical, moro faz muito tempo na Argentina e me dou melhor no espanhol.

    ResponderExcluir
  43. Pablo, adorei a sua personalidade e a sua atitude. Você é uma delícia, fiquei com vontade de dar pra vc. Beijos xxx

    ResponderExcluir